Cidadeverde.com

Vereadora constata 105 leitos desocupados em três hospitais

Imprimir
Depois de constatar o caos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) durante o final de semana de carnaval, a vereadora Teresa Britto (PV) visitou os hospitais de bairro no Satélite e no Pedra Mole, além do Hospital Getúlio Vargas (HGV) para verificar se haviam leitos vazios e os motivos pelos quais os pacientes do HUT não estavam sendo deslocados para outros hospitais.


Nas visitas, que ocorreram nessa segunda-feira (03), a parlamentar verificou 52 leitos desocupados nas clínicas cirúrgica, cardiovascular, neurológica, ortopédica e de nefrologia do HGV, além de 20 leitos disponíveis no Hospital do Satélite - incluindo enfermaria feminina, clínica cirúrgica, infantil e maternidade - e ainda 33 leitos no Hospital São Carlos Borromeo, no bairro Pedra Mole. No total, são 105 leitos subutilizados em apenas três hospitais.


Teresa Britto informou que irá solicitar a transferência de pacientes para esses leitos de maneira a diminuir a superlotação do HUT. A vereadora lembra que irá acionar o Ministério Público com os dados que coletou para responsabilizar os responsáveis. "Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara temos a obrigação de agir, não podemos constatar a falha na prestação de serviço público e não fazer nada. A população está sofrendo em um dos serviços mais essenciais, que é a saúde", afirmou, lembrando que continuará visitando outros hospitais de Teresina para analisar a disponibilidade de leitos.


No domingo à noite, a vereadora esteve no Hospital de Urgência e disse que haviam tantos pacientes que houve óbitos por falta de aparelhos disponíveis. Ela também reclamou da falta de preparação dos gestores para o período do carnaval porque não houve aumento das equipes médicas. "A demanda era tamanha que os equipamentos do SAMU ficavam "presos" no HUT com os pacientes, já que os aparelhos do hospitais já estavam todos sendo utilizados.Os gestores deveriam ter aumentado a equipe já prevendo essa situação”, lamentou. 


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais