Vida Saudável
  • Fim do verão é momento ideal para revisar a saúde da pele

    Prestar atenção em pintas, manchas e pequenas lesões de pele deveria ser uma preocupação constante em quem vive em regiões tropicais, especialmente em países com verões ensolarados e de calor intenso.


    Na prática, o que ocorre é justamente o contrário: muita gente “torra” no calor e no sol sem se preocupar com os efeitos prejudiciais cumulativos dos raios ultravioleta sobre a pele.


    Mesmo para quem tem por hábito não se expor nos horários mais intensos e proteger a pele usando filtro solar, o calor invariavelmente acaba gerando uma exposição maior aos raios UVA e UVB.


    Justamente por conta dess exposição mais intensa ao longo dos meses de calor, o fim do verão é uma época mais do que propícia para fazer uma avaliação da pele. Com a ajuda de um aparelho chamado dermatoscópio, o médico tem condições de observar lesões, manchas e sinais em busca de alterações que possam indicar problemas mais sérios, como o melanoma – a forma mais agressiva e letal de câncer de pele.


    Quem tem a pele clara ou mais de 50 anos deve fazer revisão da pele uma vez por ano, alertam os especialistas, e precisa estar sempre atento a pintas ou manchas que mudam de tamanho, cor e forma, ou a lesões que não cicatrizam.


    Também é importante dar atenção a sinais que aparecem em áreas de atrito constante, como as plantas das mãos e dos pés, e as unhas. Pouca gente sabe, mas melanoma também aparece nesses locais.


    “Unhas com manchas verticais escuras, sem que tenha havido nenhum tipo de trauma recente no local, pedem investigação, pois pode se tratar de um melanoma” alerta a dermatologista Daniela Landim.


    Outra área frequentemente esquecida é o couro cabeludo. Quem tem cabelos não passa filtro solar e a maioria se esquece de proteger a cabeça com boné ou chapéu. Escondida em meio aos cabelos, qualquer lesão pode passar meses crescendo sem ser detectada.




    Em 20/03/12, 13:52

Busca

 

 

No programa Vida Saudável, a informação é direta e vai mexer com o dia a dia dos telespectadores, cuja principal preocupação atualmente é a saúde.

 

Cada semana um tema será destaque no programa, reunindo profissionais da área para esclarecer dúvidas e mostrar como previnir e tratar as doenças.

 

Quadros do Programa:
»Doutor responde
»Personal trainning
»Profissional futuro
»Beleza e estética
»Saúde empreendedora
»Exemplo de vida


 

 

 



Digite sua pergunta:

 

 

Faça sua pergunta e aguarde a resposta em nosso blog.

 

 



Digite sua sugestão:

 

 

Envie uma sugestão de pauta para o nosso blog.

 

 

recentes

 

| © CidadeVerde.com 2014 | Todos do Direitos Reservados - Site by Masvio |