Cidadeverde.com

Violência é apontada como motivo para estádios vazios no Brasil

Imprimir
A morte do torcedor do Santos espancado por fanáticos organizados do São Paulo resultou em uma coluna no tradicional jornal inglês The Guardian tentando achar explicação para os estádio vazios no país da Copa do Mundo 2014. Para o jornalista Jonathan Watts, não há dúvidas que a violência é a principal causa.

Na coluna publicada no site do diário, o autor diz que muitas causas foram levantadas para tentar entender os espaços em branco nas arquibancadas brasileiras, desde horários de partidas impostas pelas emissoras de televisão até a venda dos principais jogadores para a Europa, passando pelo alto preço dos ingressos. Mas nada afastaria tanto o torcedor quanto a violência.

“Em toda a parte, grupos de torcedores, conhecidos como ‘Organizados’, funcionam como mobilizações criminais, tanto na forma como eles lutam por território contra gangues rivais quanto no uso de ameaças e intimidação para influenciar seus próprios clubes”, escreve Watts.

O texto vem acompanhado de um vídeo com algumas das cenas de selvageria vistas na Arena Joinville, na última rodada do Brasileirão, quando torcedores do Atlético-PR e Vasco se enfrentaram, deixando um saldo de vários feridos.

“Tais cenas ajudam a explicar porque há tão pouco foco este ano na ameaça representada por hooligans ingleses. Isso é incomum”, afirmou se referindo a períodos pré-Copa.

O jornalista encerra dizendo que o Brasil não pode perder a oportunidade de usar o Mundial para mudar essa situação, sob risco de ter as novas modernas arenas tão vazias quanto os estádio antigos.


Fonte: MSN
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais