Cidadeverde.com

Viva Piauí: Projeto de ensino melhora notas de estudantes da rede pública

Imprimir
O Programa "Viva Piauí: Orgulho da Nossa Gente" realizado pela TV Cidade Verde, apresentou neste sábado (19) o bom desempenho educacional realizado em Cocal dos Alves, 300 km de Teresina através do projeto “Mais Educação”. 


A iniciativa do Governo Federal, que atende 350 escolas, aumentou oferta nas áreas social e educacional. A rotina de estudantes da Unidade Escolar Agostinho Brandão, no município de Cocal dos Alves, foi destaque na atração.

Destaque no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com colocação acima da média, e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a escola recebeu título de melhor prática educacional pública do país.

O município tem 5.500 habitantes e mesmo com um alto índice de analfabetismo a diretora Aurilene Vieira de Brito, contou a dificuldade em convencer os alunos de que eles poderiam ter um futuro prospero através dos estudos.


“A metade da população de Cocal dos Alves é analfabeta. Então era difícil colocar na mente desses alunos que era possível eles saírem daqui da cidade pequena no interior do Piauí para estudar na capital ou estudar em Parnaíba”, conta. 

Vanessa Barreto de Brito, 12 anos, não faz parte desse percentual e mesmo com tão pouca idade já sabe que caminho deseja seguir. “Meu sonho é futuramente ser arquiteta. Também quero chegar ao fim do ano, passar, e ter grandes resultados nas próximas olimpíadas do colégio e muito mais”.

A estudante já competiu em olimpíadas nacionais de português, matemática, astronomia e robótica. Mas ela pretende continuar competindo já que serve de exemplo para amigos e família.


Sala de aula
Um diferencial na prática educacional da escola Agostinho Brandão são os grupo de estudos formados pelos 194 alunos que se encontram nas bibliotecas do município. No primeiro ano de teste do vestibular, 70% dos estudantes foram aprovados em universidades públicas.

O professor de matemática Antônio Amaral, foi o responsável pela primeira participação dos alunos em uma olimpíada nacional de matemática ao perceber a capacidade dos alunos.

“O que faltava era apenas colocar na cabeça deles que, havia essa possibilidade e que eles iriam apenas explorar aquilo que eles já vinham fazendo aqui de forma mais ampla. A nossa maior dificuldade foi fazer com que eles acreditassem, participassem, acreditando que havia a possibilidade de ganhar. Após os primeiros resultados, mais alunos se interessaram”, revela.


Os alunos de Cocal dos Alves acumulam 153 medalhas em olimpíadas escolares e o alto índice nacional na média de notas do Enem. Eles desbancaram mais de cinco mil instituições em todo o país entre escolas públicas e privadas.

Apoio dos pais
A construção na educação em Cocal dos Alves não se limita ao bom desempenho acadêmico dos estudantes, mas uma junção de esforços entre professores e pais. Lindomar Cardoso de Brito é um exemplo, pois ele dedica um tempo para ajudar na construção de alojamentos na escola, onde seus filhos Vanessa Brito e Antônio Brito estudam.

“Meu sonho é, que eles se formem, que vão para o caminho do bem. Que eles continuem seguindo e terminem os estudos. Com certeza, aqui eu estou ajudando a fazer o futuro deles e, eles estão construindo o futuro”, explica Antônio Brito.


Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais