TV Cidade Verde abraça a fé de Oeiras e Santa Cruz dos Milagres em especial do dia do Piauí

VIVA PIAUÍ: A gente abraça você. Envie o seu abraço!

Todos os anos milhares de pessoas se reúnem em Oeiras e Santa Cruz dos Milagres para demonstrar a fé. Considerando isso, o programa Viva Piauí, da TV Cidade Verde, registrou um abraço a fé nos dois municípios que mais concentram a religiosidade do estado.

Em Oeiras, considerada a capital da fé piauiense, o especial mostrou o abraço a estátua de Nossa Senhora da Vitória, padroeira do Piauí. “Ela é um símbolo histórico de Oeiras, nesse lugar podemos registrar um santuário a céu aberto de fé católica oeirense”, afirmou Cassi Neiva, presidente do Instituto Histórico de Oeiras.

Na época em que foi construída, há 30 anos, a estátua foi considerada o 3º monumento religiosos mais alto do Brasil. Para Geraldo Barros, mestre de obras na construção do monumento, é emocionante ver o resultado de seu trabalho. “Para mim não iria ser uma coisa tão admirada pelo meu Piauí, hoje. Eu construi a estátua da nossa mãe Nossa Senhora da Vitória”, conta.

Até 1997, a Santa era considerada apenas padroeira do município. “Bispos escreveram um documento e enviaram a Roma para o Papa João Paulo II, que fez a apreciação e colocou não só como padroeira de Oeiras, mas também como padroeira do Piauí”, explica o historiador Pedro Júnior.

Vestidos de azul, cor que representa o manto de Nossa Senhora da Vitória, alunos do Centro de Ensino Rocha Neto subiram o morro onde foi construída a estátua da santa e abraçaram o monumento e a fé na padroeira do estado.

Santa Cruz dos Milagres
A 181 km da capital, o município de Santa Cruz dos Milagres chega a receber 200 mil visitantes por ano, que procuram a cidade para manifestar a fé católica. A cidade, que tem cerca de 4 mil habitantes, abre os braços para receber fiéis vindo de diversos lugares do Brasil.

“Eu tinha um problema na perna e procurei diversos médicos na minha cidade e nenhum deu jeito, então me apeguei com a Divina Santa Cruz”, conta Raimunda Alves, que veio de Araguaína, no Tocantins, para visitar o santuário em Santa Cruz dos Milagres.

Para o padre Francimilson Gonçalves a imagem existente no santuário é um símbolo da fé cristã. “Ela expressa, materializa o Deus que a gente acredita”, ressaltou. Após mais uma celebração no tradicional santuário da cidade, o pároco convidou os fiéis para um abraço simbólico a fé.

Centenas de fiéis envolveram o santuário de Santa Cruz dos Milagres com o abraço promovido pelo programa Viva Piauí, especial do dia do Piauí. A obra do novo santuário da cidade, que quando inaugurado poderá comportar 4 mil pessoas, também foi abraçada. “Um gesto bonito de acolhida ao santuário”, declarou o padre Francimilson.

 

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

VIVA PIAUÍ: A gente abraça você. Envie o seu abraço!

Comente

Your email address will not be published.