Cidadeverde.com

Viveiro de plantas medicinais ajuda famílias carentes na zona Norte

Imprimir

No Mocambinho, zona Norte de Teresina, o Jardim Botânico abriu espaço para um viveiro de plantas medicinais. Há três meses, ele beneficia famílias carentes sem condições de comprar medicamentos para males que podem ser curados com ervas populares. Agora, o projeto vai abrir suas portas para orientar as pessoas sobre como trabalhar com essas plantas.


Evelin Santos/Cidadeverde.com



De acordo com Jaqueline Lustosa, diretora do viveiro, o local cultiva 24 espécies de plantas medicinais, entre elas hortelã, erva cidreira, cravo da índia, babosa, alfavaca, anador, boldo de goiás, vick e agrião, sendo os dois últimos os mais procurados.





O agrião, por seu poder anestésico, é usado por muitos para dores de dente, por exemplo. Outro procurado é o cravo de defunto. Há relatos de uma pessoa que afirma ter se curado de dengue com o chá da planta, mas não há comprovação científica disso.





Na próxima semana, o viveiro vai ministrar um curso de capacitação para quem quer trabalhar com plantas. São 20 vagas e a inscrição é gratuita. Jaqueline Lustosa pede apenas que os interessados levem garrafas pet e caixas de ovo. As aulas serão na quinta e sexta-feira, dias 9 e 10, mas novas turmas devem ser abertas em razão da procura.





Em agosto, o viveiro vai promover também o "chá das 5", com a própria comunidade. Outra ação que envolvia os moradores era a distribuição de mudas, que será retomada somente após o período eleitoral.


Geísa Chaves (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais