Cidadeverde.com

WhatsApp será arma pra flagrar candidatos corruptos na eleição

Imprimir
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Piauí vai lançar na quarta-feira (18) um novo canal de comunicação para receber denúncias de crimes eleitorais. Segundo o presidente da Comissão de Direitos Eleitorais, Fábio Viana, será criado um perfil no WhatsApp, para acompanhar possíveis irregularidades eleitorais durante a campanha estadual deste ano. O evento será às 10h, na Sala dos Conselhos.


O número será disponibilizado somente na quarta-feira para ampla divulgação na imprensa e também nas redes sociais. O advogado explica que a OAB Piauí tomou como exemplo o Ministério Público Eleitoral do Estado do Pará, que também disponibilizou um número para denúncias através do aplicativo.

Será criada uma comissão de advogados, sem qualquer vínculo com partidos, coligações e candidatos, para analisar as denúncias que deverão chegar via rede social.

"Após uma triagem, vamos encaminhar aos órgãos competentes, como Ministério Público Eleitoral (MPE), Polícia Federal (PF) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), as que tiverem fundamentação real", explica Fábio Viana.

O advogado conta ainda que, em anos anteriores, o volume de denúncias foi considerável, com destaque para denúncias de compra de votos, propaganda eleitoral irregular e abuso de poder econômico e político.

Qualquer cidadão que tenha um telefone com o aplicativo instalado e presenciar algum delito relacionado às eleições poderá informar à OAB através de mensagens de texto, imagens, áudio ou vídeos, que são as ferramentas disponíveis através do aplicativo de celular.
 
Sana Moraes (especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais