Cidadeverde.com

Wilson é a favor da divisão do Piauí; Silvio é contra e defende plebiscito

Imprimir

Foto: Raulino Neto




No segundo bloco do 1º debate entre candidatos transmitido via internet no Brasil, promovido pelo portal CidadeVerde.com, os ânimos entre Silvio Mendes (PSDB) e Wilson Martins (PSB) ficaram um pouco mais exaltados. Os candidatos responderam às perguntas de mais quatro territórios estaduais: Vale do Sambito, Serra da Capivara, Vale do Canindé e Cocais.


A parte mais polêmica ficou por conta da pergunta enviada por diversos internautas da região da Serra da Capivara e ficou a cargo do candidato tucano respondê-la: “O senhor é a favor da divisão do Piauí e da criação do Estado do Gurgueia?”



“A região Sul do Piauí é a mais rica por sua fonte de minérios  e potencial de agronegócio, mas é a que tem sido mais abandonada pelos governos. É preciso discutir com mais prudência  (o assunto). Se o Piauí enfrenta problemas junto, imagine separado. Acho que com esta divisão, o Norte perde e o Sul perde”, descreveu.


Silvio acrescentou que o Sul tem razões em querer separar-se, mas para ele “a população deve ser escutada, mas pessoalmente acho que devemos prestigiar mais a região Sul e manter o Piauí (unido)”.


Em resposta, Wilson Martins declarou-se “absolutamente favorável à criação do Estado do Gurgueia”, porque segundo ele, “ganha os Sul e ganha o Norte. Não tenho dúvida, ganham os dois como ganharam Tocantins e Goiás, e o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul”, contrapôs.



Vale do Sambito

Do território do Vale do Sambito veio a questão enviada pela internauta Joana D’Arc de Sousa: “ No Piauí quando se fala em Turismo só se preocupam com o litoral. Que ações o senhor tem para a região de Santa Cruz dos Milagres?”. A resposta foi dada pelo candidato Wilson Martins.





 “Santa Cruz dos Milagres vivia isolada do mundo. Muitos governos prometiam mas nunca fizeram as estradas. Nós promovemos a construção da Nova Catedral mantendo a antiga, vamos trabalhar no sistema de urbanização, na construção de uma grande barragem para preservar as enchentes que vai ajudar no problema antigo que não foi resolvido: as enchentes de Teresina, junto com a barragem de Castelo do Piauí. Essa foi a prioridade do nosso governo e será a expansão no próximo”, declarou.


 Silvio Mendes em seu comentário declarou que a cidade de Santa Cruz tem uma estrada de acesso perigosa e cheia de buracos. Declarou ainda que o prefeito Neto nunca recebeu apoio do governo do Estado e ainda criticou a falta de estrutura para os romeiros.  O candidato do PSB, rebateu dizendo que é amigo pessoal do prefeito e que o governo do Estado fez importantes parcerias com a cidade.


Vale do Canindé

O questionamento vindo da região do Vale do Canindé foi “As secas causam prejuízos. Como lidar a falta d’água, é possível acabar com ela de vez?”


Wilson Martins respondeu que o governo do estado está trabalhando neste sentido, “A região do Canindé, é rica em lençol freático. Depois da construção da barragem, o rio Canindé virou perene”. Ele declarou ainda que a construção de mais barragens na região servirão para piscucultura e há um projeto de interligação de bacias hidrográficas para perenizar o rio Piauí.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais