Cidadeverde.com

Wilson Martins quer de ministros solução para queda de receita

Imprimir
O governador Wilson Martins e cerca de 200 prefeitos piauienses farão reivindicações aos quatro ministros do governo federal que virão ao Piauí nesta terça (30). Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Gastão Vieira (Turismo), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Fernando Bezerra (Integração Nacional) ouvirão dos gestores reclamações sobre as quedas bruscas nos fundos de Participação do Município e do Estado.

Foto: Letícia Verdi
Wilson Martins (PSB)

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, afirma que, durante o encontro, os prefeitos não irão apenas ouvir o que os ministros trarão de informações sobre programas e projentos do governo federal. Irão reivindicar que, assim como acontece a cada mês de dezembro, o governo federal compense com o pagamento de 1% da receita líquida aos municípios.

"Nossa bandeira não é só ouvir o que eles tem a dizer para nós. Também vamos cobrar", assegura Arinaldo. 


Essa também será a reivindicação do governador Wilson Martins. Segundo o secretário de Governo, Wilson Brandão, o governador vai propor que o governo federal também faça o repasse de 1% da receita líquida ao Estado como forma de compensação da queda do FPE.

"A choradeira dos prefeitos justifica porque nunca ocorreu uma queda tão grande no FPM como em março e abril deste ano por causa da desoneração da energia e do IPI da linha branca. Os prefeitos têm razão em reclamar. Acho que eles irão cobrar uma alternativa para que a gente possa encontrar uma saída para isso. Somente a desoneração da energia trouxe em consequência para o Piauí de uma queda de R$ 29 milhões. Isso é um desconforto completo para o planejamento. O governo vai cobrar da ministra Ideli Salvatti a busca de uma solução para essa queda de receita. O governo federal tem que apresentar uma alternativa para poder compensar essas perdas", afirma Brandão.


O prefeito de Palmeirais, Paulo César Vilarinho, resume a dificuldade em administrar. "A prefeitura é um inferno desejado. A gente se candidata para um grupo de pessoas. A gente entra na vida pública por causa dos amigos. Vivemos hoje uma grande dificuldade para administrar as prefeituras. Não temos dinheiro para investir", diz.

Barragem

Amanhã, o ministro Fernando Bezerra assinará a ordem de serviço para a construção da barragem de Milagres.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais