Cidadeverde.com

Coluna 07 e 08/05/24

O recado dos vereadores ao Palácio da Cidade – e a réplica!

Qual recado foi dado pelos vereadores de Teresina ao derrubarem o veto enviado pelo prefeito Dr. Pessoa (PRD) a um projeto que aumenta o salário dos analistas administrativos da Procuradoria Geral do Município? 

A coluna pode citar dois: 1) os parlamentares querem pressa no pagamento de emendas (que já estão sendo pagas, é verdade, mas não no ritmo que vereadores em plena pré-campanha gostariam) e 2) aviso de que mesmo sem apoiar a reeleição de Dr.Pessoa, os vereadores que possuem espaço no Palácio da Cidade (90%, para mais ou para menos), não aceitam nenhum corte de cargos dos seus indicados. E a resposta do núcleo duro da PMT? O leitor confere abaixo.

_____________

Não vai ser como vocês pensam

“A gente (base de Dr.Pessoa) só tem nove votos. Eles (outros vereadores) querem que a gente baixe a cabeça para tudo, querem liberar emenda. Só que não vai ser fácil como eles pensam não. Abril foram liberadas várias e outras ficam pras festas juninas. Tem que agradar os nove da base, e não eles!”, retrucou um parlamentar que apoia veementemente o prefeito Dr.Pessoa e, claro, está por aqui com os “colegas” de Câmara. 

_____________

Bota uma melancia no pescoço

Outro interlocutor, dessa vez da ala política da PMT, disse, em reserva, que tudo se resume ao seguinte: “É cada um querendo se aparecer mais pro Governo”. A coluna pediu mais detalhes sobre os significados ocultos da frase, mas a fonte disse que era melhor “deixar pra lá”. Segundo o emissário, um outro político que a coluna irá preservar a identidade, “tem moral de um rato” com os vereadores para fazer articulações. Esse é apontado como um fato a mais que também teria prejudicado o desfecho da votação contrária aos interesses da PMT.

_____________

Touché!

 “Rapaz, tem muito político ‘pesado’ que não está mais na gestão. A gestão está mais leve, não precisava daquilo. Estão querendo perseguir um senhor de quase 80 anos... enfim, eles (vereadores) que sabem”, completou o político, em análise do cenário. O reajuste salarial para a categoria dos procuradores municipais deve terminar sendo judicializado. Mas, a disputa política, não. Segue na arena. Próximos passos dessa luta de esgrima?

_____________

Minha vó me dizia, meu filho, tu ainda vai ver coisa

Um mesmo candidato aparece no sistema da Justiça Eleitoral com duas filiações ao mesmo tempo. O caso, que poderia ser um erro técnico, não parece mero acaso. “Os partidos X e Y (a coluna omitiu os nomes), com o provável objetivo de inviabilizar chapas adversárias, estão filiando ilegalmente pré-candidatos de outros partidos, sem autorização dos mesmos. Alguns já perceberam, e estão tentando reverter as filiações na Justiça”, revelou um pré-candidato a vereador de Teresina, à coluna.

_____________

Vou puxar teu tapete

A questão é que muitos pré-candidatos a vereador já foram filiados em diversas siglas no passado. Dessa forma, os dados cadastrais ficam salvos nas siglas de origem. “Sei de pré-candidatos a vereador do MDB e do PSB que estão com esse problema de dupla filiação”, pontuou a fonte. Em geral, a solução envolve a Justiça Eleitoral, que chama o pré-candidato e os representantes dos dois partidos em disputa para resolver o imbróglio. O leitor há de concordar que essas são novas e criativas maneiras de boicotar os adversários – e até os aliados! 

_____________

Se conselho fosse bom

Coisas que não existem: destino e carma. Coisas que existem: consequências e estratégias. Sua vida deve ser se desviar de pessoas mesquinhas e irritantes, que certamente estarão no caminho para sugar cada gota da sua energia. Paralelo a isso, suas habilidades devem ter valor para os outros. Caso contrário, elas são apenas uma fantasia inútil e reconfortante da sua cabeça. Por fim, mas não menos importante, você deve se treinar para ser altamente tolerante ao estresse. No jogo dos adultos, nunca é possível controlar o comportamento das outras pessoas, apenas a sua resposta a ele.

_____________

Cifrada de Voto Caro

Um pré-candidato a vereador de Teresina que possui bom trânsito em altas esferas, desabafou aos ouvidos da colunista: “Chega! São tantos pedidos que a gente amanhece triste. Preciso tomar meus remédios para me acalmar”. Mas o que houve, especificamente? “O povo não quer mais cesta básica não, é implante de R$ 7 mil nos dentes, é uma moto seminova...”. elencou, para absoluta surpresa da colunista.

 “Toda hora é um talão de energia vencido, uma multa, um aluguel atrasado...Está beirando a extorsão!”. Por fim, o político que tem relevantes chances de vitória, elencou o mais inusitado pedido de um (talvez) eleitor: “Me pediu pra pagar a carteira de habilitação, aí eu disse que dava lááá pra julho. Mas queria que ‘comprasse’ a carteira de motorista, porque ele é analfabeto e não ia passar na prova escrita. Aí é demais!”. Realmente, não está fácil para ninguém, leitores!

_____________

Foto do dia

Para os leitores que reclamam que a coluna foca muito em Teresina e coisa e tal, vamos ao giro do interior. Na cidade de São Lourenço, ainda estão rolando os dados, com uma recente reviravolta. O atual vice-prefeito, Neném, anunciou rompimento com o atual prefeito, Dr.Thiago. Resultado: Neném será candidato a vice novamente (pelo PMDB), mas agora na chapa da oposição, encabeçada por Dalmiran Castro (MDB). No caso dos apoios estaduais, Dalmiran tem parceria política com Hélio Isaías (PT) enquanto Neném tem o apoio de Tiago Vasconcelos (MDB). O detalhe que enriquece a história, a colunista deixou para o final: Dr.Thiago, atual prefeito, é apoiado pelo deputado Georgiano Neto (PSD)...

_____________

A frase para pensar

“Há um ditado que diz: os números não mentem. Mas os mentirosos fabricam números”, Itamar Franco, ex-presidente da República brasileiro (1930-2011).

Colunas anteriores