Cidadeverde.com

Edson Melo cobra alinhamento do PSDB no Piauí e critica Luciano Nunes

O vereador Edson Melo, presidente do PSDB em Teresina, afirmou que a direção nacional do partido vai exigir alinhamento político no Piauí, especialmente em Teresina. Na capital, parte da sigla já declarou apoio ao petista Fábio Novo e o diretório municipal trabalha em defesa da candidatura própria ao Palácio da Cidade. Edson Melo sugere o afastamento de Luciano Nunes, que apoia Fábio Novo,  da presidência estadual do PSDB. "Queremos o partido unido em torno da candidatura própria em Teresina", afirma.

Luciano Nunes rebate Edson Melo

Para o presidente estadual do PSDB, o vereador e presidente da sigla em Teresina, Edson Melo, não pode acusá-lo de infidelidade partidária. "Edson Melo conversa com o presidente Marconi Perillo em Brasília e em Teresina é eleitor de Silvio Mendes, pré-candidato do União Brasil", reage Luciano Nunes. A disputa interna do PSDB no Piauí não sinaliza solução consenso.

"João Vicente é que precisa assumir pré-candidatura", reage Luciano Nunes

O presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, afirma que não é obstáculo ao projeto de candidatura majoritária da sigla em Teresina. E reage à investida de lideranças do partido na capital na busca de garantias junto à direção nacional tucana. Para Luciano Nunes,  João Vicente Claudino ainda  não se movimentou como pré-candidato a prefeito, mesmo após dois meses da visita do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo. "João Vicente é que precisa assumir a pré-candidatura, nós não somos empecilho"., reage.

Diplomada, Graça Amorim assume mandato na Câmara Municipal de Teresina

Foto: Elivaldo Barbosa

Graça Amorim (PRD) não é mais suplente de vereadora. Na manhã desta quinta-feira (9), ela foi diplomada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e já é empossada na Câmara Municipal para exercer o mandato efetivo até fevereiro de 2025. Ela ficou com o mandato depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação da chapa do Partido Liberal (PL) por fraude à cota de gênero e o vereador eleito, Leonardo Eulálio, perder o mandato. 

Na Câmara, Graça Amorim foi recebida por lideranças do PRD, o presidente Bruno Villarinho e o vereador Renato Berger. Com a posse, o PRD passa a ser o maior partido no parlamento da capital, com oito vereadores, superando a Federação PT-PCdoB-PV, com sete parlamentares.

"Minha posse é resultado do esforço pela justiça eleitoral no pleito de 2020 e da luta da mulher por mais espaços na política. Estarei defendendo a minha plataforma e serei candidata à reeleição no exercício pleno do mandato de vereadora em Terisina", disse Graça Amorim.

"Para o PRD, a posse de Graça Amourinho representa a ampliação da nossa bancada na Câmara e reforço da presença feminina no poder legislativo. Graça Amorim é uma mulher combativa, competente e em muito engrandecerá a bancada do PRD e a Câmara Municipal de nossa cidade", disse Bruno Vilarinho, presidente estadual do PRD e também vereador em Teresina.

Antônio José Lira ameaça desistir da candidatura

Ex-líder do prefeito na Câmara Municipal, Antônio José Lira (Avante) denuncia tratamento desigual do Palácio da Cidade em relação à base aliada ao prefeito Dr. Pessoa (PRD). O ex-líder bateu de frente com uma assessora especial do prefeito, pivô da crise no entorno de Dr. Pessoa. Antônio José Lira informou à coluna que pode desistir da candidatura à Câmara Municipal; se confirmar, a decisão compromete os planos do Avante para a eleição proporcional em Teresina.  A crise repercute até na agenda política de Antônio José Lira. "A partir de hoje não mais acompanho eventos com presença do prefeito e não descarto tomar outro rumo", disse. 

JVC acerta o passo com a direção nacional do PSDB e confirma pré-candidatura

Foto:PSDB

O ex-senador João Vicente Claudino e o vereador Edson Melo, presidente do PSDB em Teresina,foram recebidos, em Brasília,  pelo presidente nacional do partido, Marconi Perilo, e pelo deputado federal Aécio Neves. O encontro ratificou a pré-candidatura de João Vicente à prefeitura de Teresina com plena garantia do comando nacional do PSDB. Também promoveu decisões políticas que mudam a propaganda da sigla na TV, atualmente com inserções sob a responsabilidade do diretório estadual. Novas gravações estão sendo providenciadas para o plano de mídia do PSDB no Piauí, com prioridade ao projeto  de candidatura própria na capital. O próprio JVC está à frente das novas gravações. Na prática, sai do ar Luciano Nunes, aliado do petista Fábio Novo,  e entra João Vicente.

Silvio Mendes conversa com empresários da construção civil

O encontro foi organizado pelo Sinduscon, o sindicato do setor, que realiza rodada de encontros com pré-candidatos a prefeito da capital. O ponto central da conversa é a busca de compromisso para destravar normas que estimulam investimentos na construção civil, principalmente licenças sob a responsabilidade da prefeitura. No encontro com empresários, o pré-candidato Silvio Mendes prometeu, se eleito, ações integradas com a indústria da construção civil em projetos voltados para o desenvolvimento da cidade.

Vice em União

Foto:Progressistas

O prefeito de União, Gustavo Medeiros (Progressistas), já definiu o pré-candidato a vice para concorrer à reeleição. Será o advogado Neerias Cavalcante, que é filiado ao Republicanos e considerado político da nova geração. Gustavo Medeiros já foi eleito três vezes prefeito de União, mas sempre na oposição. Este ano o desafio é quebrar a tradição no município que nunca reelegeu um gestor.

Fábio Novo participa de reunião com dois ex-governadores

Foto:Fiepi

O encontro foi na (Fiepi) Federação das Indústrias do Piauí, com presenças do presidente, ex-governador Zé Filho, e do diretor de Assuntos Econòmicos, ex-governador Freitas Neto. Também participaram da reunião do vice-governador Themístocles Filho (MDB) e o pré-candidato a vice de Fábio Novo, Paulo Márcio (MDB). O encontro tratou de demandas do setor industrial para Teresina. Mas a pauta política não ficou em plano inferior. A reunião abre espaços para o petista no meio empresarial da indústria.

Alinhamento político

Foto: rede social

O secretário geral do Podemos em Teresina, George Coelho, conversou com o ministro Wellington Dias durante evento político no final de semana. O Podemos está  no palanque do pré-candidato Fábio Novo (PT) e formou chapa de pré-candidatos a vereador na capital. Foi uma conversa informal, mas que revelou alinhamento político do secretário geral do Podemos com o senador e ministro Wellington Dias.

Posts anteriores