Cidadeverde.com

Prefeito aguarda homologação de decreto de emergência

Imprimir
Com fortes incidência de chuvas, a previsão é de boa safra na colheita de grãos em todo o Piauí. Mesmo otimista em relação à seca, o prefeito do município de Ribeiro Gonçalves, a 560 km de Teresina, destaca as perdas agrícolas acumuladas e disse que aguarda ainda homologação para decretar estado de emergência referente ao ano de 2013. 

Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

Em entrevista ao Cidadeverde.com, Agamenon Pinheiro Franco (PSB) conta que esteve, nesta semana, em Brasília para discutir o assunto. A situação de emergência é o aval oficial dado pelo município aos agricultores, a fim de que eles possam renegociar, junto a bancos e fornecedores, as dívidas que previam pagar com a produção, e sem perder o crédito.

"Em maio de 2013 solicitamos que fosse decretado estado de emergência em virtude da seca. No município existem cerca de 80 mil hectares plantados e as perdas foram muitas. Estamos aguardando que o decreto seja homologado para que as empresas possam renegociar as dívidas juntos aos órgãos de crédito", explica o gestor, acrescentado ainda que a perda foi princialmente na produção de milho, algodão e soja. 



Prefeito avalia gestão


Pela segunda vez consecutiva a frente do poder executivo municipal, Agamenon Pinheiro destaca obras nas áreas de Saúde e Educação durante o primeiro ano de mandato. Entre as obras já executadas, a reforma de uma Unidade Básica de Saúde e a ida de dois médicos cubanos para Ribeiro Gonçalves, que atuam na medicina preventiva.

A reforma e equipação do hospital municipal é outro grande avanço na área de Saúde, que segundo o prefeito, permitirá que exames como ultrassonografia, radiografias e eletrocardiogramas, além de outros exames, sejam realizados na própria cidade.

"Muitos exames são realizados em Teresina e com a reforma e a instalação de novos equipamentos, os pacientes poderão ser atendidos no município. Também vamos construir mais três UBS  e ainda contaremos com a terceira unidade do Samu", elenca o prefeito.

Na Educação, Agamenon Pinheiro destaca a oferta de cursos no Ensino Superior em Ribeirão Gonçalves, onde anteriormente, apenas era ofertado educação até o Ensino Médio. 


Graciane Sousa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais