Cidadeverde.com

Políticos comparecem em peso ao velório de Xavier Neto na Alepi

Imprimir
Políticos e outras autoridades comparecem ao velório do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o ex-deputado estadual Xavier Neto, 64 anos, realizado na manhã de hoje(07) na Assembleia Legislativa do Piauí. 

Fotos: Sana Moraes

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Kenedy Barros, esteve no início da manhã no velório de Xavier Neto, se solidarizou aos familiares e disse que estava ainda muito consternado com a tragédia. Ele chegou a afirmar que não acreditava no que tinha acontecido e comentou sobre a atuação do conselheiro n TCE. “Os pareceres do Xavier eram sempre muito bem fundamentados, porque fazia questão de vistoriar pessoalmente os processos dos quais participava”. 


Também comentando sobre a atuação de Xavier no TCE, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sigifroi Moreno, disse que ele vinha fazendo um trabalho diferenciado. 

“O conselheiro Xavier inaugurou uma nova forma de fiscalização. Agora o TCE não se restringe apenas a punir, usa outras formas de ressarcir aos cofres públicos, como aplicação de multas aos gestores que cometerem irregulares. O Tribunal perdeu dois membros importantes, mas espero que mesmo com essa lacuna, continue trabalhando com o mesmo vigor”, enfatizou.

Senador cancela agenda

O senador Wellington Dias que cancelou a agenda em Brasília para participar do velório. “Nos conhecemos em momentos de adversidade, quando eu atuava como sindicalista e ele era secretário de Segurança, depois tivemos a oportunidade de conviver como parlamentares e construímos uma relação de respeito. Aprendi a gostar do Xavier do jeito que ele era”, declarou Wellington Dias.


Dias comentou sobre o processo de vaga no TCE de Xavier Neto. “Essa foi uma lutar pessoal dele, que conseguiu argumentar com os colegas de parlamento e alcançou a vaga”, afirmou. Ele era uma pessoa temperamento forte, mas muito determinado e apaixonado pelo Piauí. 

O parlamentar ainda contou uma história inusitada sobre Xavier. “Uma vez fui cumprir uma agenda política em Regeneração e fiquei hospedado na casa do Xavier. No outro dia pela manhã, ele me chamou para ir ao curral das ovelhas, porque ele queria me provar que elas gostavam de fava. Ele colocou uma bacia cheia de fava na cabeça e entrou no curral, escorregou e caiu. Eu tive que socorrê-lo”, relembra. “Ele era muito espontâneo e valorizava muito as coisas da terra”, destacou.

Outros políticos

Já o presidente da Assembleia, Themístocles Filho (PMDB) comentou atuação do conselheiro ainda como deputado. “A imagem que tenho do deputado Xavier é de um deputado dedicado. Enquanto esteve na Assembleia Legislativa sempre foi muito atuante, principalmente nas comissões das quais participou”. 


Bastante emocionada a deputada Margareth Coelho (PP) disse que o ex-deputado participou de muitos momentos decisivos na Assembleia Legislativa e que fez parte da história da Casa. “Xavier era muito intenso em tudo que fazia e tinha uma memória fantástica e com certeza é uma perda inestimável”, falou muito emocionada. 

O ex-deputado Leal Júnior afirmou que conheceu o ex-colega de bancada, ainda na infância quando estudaram juntos no Diocesano. Leal disse que Xavier era um político combativo, polêmico, decidido e corajoso. “O deputado Xavier Neto foi um grande amigo do meu pai de parlamento e depois tive a oportunidade de conviver com ele aqui na Assembleia. Ele era uma pessoa solidária que nos momentos mais difíceis se fazia presente. Por trás da figura polêmica existia uma pessoa afetuosa”, afirmou. 
 
Outras autoridades compareceram ao evento Freitas Neto, o ex-deputado Homero Castelo Branco, o secretário de Segurança Robert Rios, o deputado Kleber Eulálio e o secretário Warton Santos, dentre outros. 

Matérias relacionadas:


Flash de Sana Moraes (especial para Cidadeverde.com)
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais