Cidadeverde.com

São Julião: Vice-prefeito é preso pelo assassinato de Emídio

Imprimir
Atualizada às 11h02

A Polícia prendeu hoje (15) seis pessoas acusadas da morte do ex-vereador de São Julião, Emídio Reis da Costa, 51 anos. O vice-prefeito da cidade, Francimar Pereira, é acusado de ser o autor intelectual do crime. Ele foi preso em Picos e está sendo trazido para Teresina para ser apresentado na Delegacia Geral ao meio-dia.


Emídio Reis

A operação para o cumprimento dos mandados de prisão foi batizada de "Mandacaru", por conta da região onde moram os acusados. Segundo o delegado geral de Polícia Civil, James Guerra, a prática de pistolagem foi constatada.

"Para a polícia o crime está elucidado, mas o inquérito continua. O vice-prefeito não esteve na cena do crime, mas é o autor intelectual. Havia uma tentativa de cassação da chapa e ele tinha esperanças de ser prefeito da cidade. Esse foi um dos motivos", disse.

Fonte: Folha Atual
Vice-prefeito José Francimar Pereira

O ex-vereador Emídio Reis desapareceu no último dia 31 de janeiro. Seu corpo foi encontrado cinco dias depois. Devido ao grau de decomposição, o corpo do ex-vereador foi reconhecido através do tênis, roupa e do cabelo grisalho.

Investigação 

As investigações policiais, iniciadas logo após a ocorrência do crime, apontaram que os criminosos, em sua maioria moram no povoado Mandacaru em São Julião-PI, planejaram e executaram a morte do ex-vereador.

Com as provas coletadas no Inquérito Policial, foram solicitados pelo Greco e deferidos pela Juíza Criminal da Comarca de Picos, Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, após parecer favorável do Ministério Público, seis mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão.

Estiveram envolvidos na operação 30 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães de diversas unidades. O cumprimento dos mandados teve o auxílio de Policiais da  Delegacia de Repressão a Entorpecentes e da Delegacia Regional de Picos-PI.

Repercussão na cidade

O prefeito de São Julião, José Francisco de Sousa (PT), informou que não queria comentar as prisões provisórias realizadas em sua cidade. “Eu quero aguardar o desfecho dessas prisões provisórias e a conclusão do caso para me pronunciar”, afirmou José Neci.

Outro homicídio

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios Magalhães, informou ao Cidadeverde.com que durante as investigações da morte de Emídio a polícia encontrou indícios de que outra pessoa da região, que atualmente está desaparecida, foi vítima do mesmo grupo. 

O secretário não deu detalhes, mas acrescentou que a investigação foi "cartesiana" e feita através de um moderno sistema de monitoramento.


Matérias relacionadas:

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais