Cidadeverde.com

Ministro diz que 90%dos mortos por dengue não foram a posto

Imprimir

Em seu discurso no Palácio de Karnak, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que 90% das pessoas que morreram de dengue no Brasil não haviam procurado uma unidade de saúde. Segundo ele, mais de 500 pessoas no país por conta de complicações relativas à enfermidade em 2010.

Thiago Amaral/CidadeVerde.com



No Piauí ele lançou o plano de contingência de combate à doença e anunciou uma portaria para que casos suspeitos de óbito por Dengue sejam notificado em no máximo 24h.

Leia Também
Lilian Martins anuncia prêmio para iniciativas de combate a dengue
Custo de paciente com dengue é 1.394 dólares, diz pesquisa
Grupo Matizes protesta no karnak para que gays possam doar sangue
Ministro chega ao PI, toma café com petistas e inaugura obra do HDIC
Casos de dengue sobem 100%; Piauí investiga primeira morte de 2011
Mesmo com estrutura pronta, HU não tem data para inauguração


Padilha pediu que as pessoas levem aos postos de Saúde um cartão que está sendo distribuído para identificar os pacientes com sintomas de dengue e tem como objetivo monitorar o estado de saúde e os tratamentos a estes que foram submetidos, evitando diagnósticos equivocados caso as pessoas procurem mais de uma unidade médica.



O ministro alertou ainda que o vírus da dengue tem muita capacidade de adaptação e que os focos de criatório do mosquito em escolas, dentro das casas e até instituições públicas.




“Além de entrar na vida privada, vamos nos reunir com lideranças religiosas. Queremos entrar na fé e alma das pessoas. Dengue não só dá em pobre, dá em todos”, pontuou.




Segundo Padilha, em janeiro deste ano houve uma redução de 74% dos casos de dengue no Brasil em relação ao mesmo período de 2010, mas não isso é motivo para comemorar.



Flash de Yala Sena (direto do Karnak)
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais