Cidadeverde.com

Elegância e estilo:Conheça a história do uso do chapéu em Teresina

Imprimir
Na década de 1980 homens e mulheres desfilavam belíssimos chapéus pelas ruas de Teresina. Considerado de extrema elegância, o adereço demonstrava o status da família e havia um modelo diferente para cada ocasião.

Fotos: Raoni Barbosa

No Especial Teresina 160 Anos, A TV Cidade Verde entrevistou duas integrantes do Clube das Mulheres de Chapéu, a decoradora Marília Brandão e a jornalista Graça Targino, que contaram um pouco da história do poderoso acessório na capital piauiense.

"Antigamente o chapéu mostrava o status da família, hoje em dia é adotado por modismo. Como sabemos, a moda às vezes vai buscar inspiração no passado e como o chapéu é um objeto decorativo, de apelo visual muito bonito, as pessoas voltaram a usá-lo", explicou Marília.

A decoradora ressaltou que no caso da nossa região, onde o sol é muito forte, há ainda a necessidade de proteção da pele. "Juntamos o útil ao agradável", completou.

Graça Targino lembrou que foi uma das primeiras a usar chapéu em Teresina e que o ato causou alvoroço na sociedade da época. "Comecei a usar chapéu aqui em 1983, quando praticamente ninguém usava. Aí surgiram muitas histórias interessantes. Diziam que eu estava doente, que havia perdido o cabelo. Então, havia toda uma fantasia em torno disso".


A jornalista disse que começou a usar o acessório por proteção, mas que depois virou uma mania, que se estende até hoje. "Hoje em dia, se eu não estou de chapéu, me sinto completamente nua", brincou.


Como usar o chapéu

As especialistas em chapéu explicaram que cada ocasião pede um estilo diferente do acessório, que tem modelos bastante diversificados. Veja algumas dicas:

Casamento: Usa-se modelos com abas bem largas, com plumas e elementos mais finos e leves por cima.

Ambientes fechados: Se estiver em um ambiente fechado, deve-se usar chapéu com abas curtas.

Noite: Os bordados são boas dicas para o horário, pois, apesar de mais esportivos que as plumas, oferecem glamour ao look.

Frio: Quem pensou que os modelos dos chapéus são voltados apenas para evitar o sol se enganou. Para ambientes frios, há chapéus que ajudam a esquentar, pois são forrados com veludo.


Atualidade

Outra grande diferença ressaltada pelas integrantes do Clube das Mulheres de Chapéu é a confecção de acessórios industrializados.

"Antes, as mulheres desfilavam com chapéus completamente artesanais, feitos à mão, muitas vezes bordados. Elas tinham que encomendar o chapéu porque era exclusivo. Hoje em dia, a maioria dos chapéus são industrializados, feitos em larga escala", explicou Graça Targino.

Marília Brandão enfatizou que nos dias atuais é preciso ter personalidade forte. "É preciso ter atitude, porque as pessoas sempre vão perguntar o motivo de você estar usando o adereço. Elas nunca pensam que é apenas por vaidade", finalizou.

Leia Mais




Reportagem de Karina Matos
Redação de Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais